Receita de pavê simples

Popular com piadas prontas em reuniões de família: pavê ou pracomer :)? Não importa, o pavê é uma das mais tradicionais sobremesas que existem. Além de deliciosa, é de extremos agrados aos olhos. E hoje, o blog da Fabrica9 irá trazer uma receita simples de pavê tradicional para você arrasar nas festas de final do ano.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 caixa de leite condensado (395gr);
  • 2 a 3 gemas;
  • 1/2 litro de leite (500ml);
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 caixinha de creme de leite (200gr);
  • 1 xícara de leite (240ml) -1 pacote de biscoito champagne (180 gr) bolacha maisena.

Utensílios que você vai precisar

Tempo de preparo

Por ser simples, o pavê geralmente é bem rápido para ser preparo. Seguindo as dicas do blog da Fabrica9, utilizando os utensilio corretos também, você levará cerca de 40 minutos para preparar essa receita deliciosa.

Modo de preparo

  1. De início, coloque em uma panela três colheres de sopa de amido de milho ou maisena.
  2. Em seguida, adicione uma caixa de leite condensado, que servirá para dissolver o amido de milho.
  3. Agora, mecha bem até tudo ser diluído. Nessa hora que a colher de silicone fará a diferença, evitando o conteúdo grudar e dando mais facilidade para essa ação. 
  4. Quebre os três ovos, bata-os e adicione na panela. Lembre-se de aguardar as gemas para a cobertura. Caso prefira, pode adicionar os ovos com o auxílio de uma peneira.
  5. Continue mexendo por alguns minutos.
  6. Por fim, adicione o ½ litro de leite e continue mexendo.
  7. Adicione ao fogo e continue com batendo até começar a borbulhar.

Dica de ouro: quer dar um cheiro e um sabor a mais ao seu pavê? Então adicione colher de essência de baunilha e misture.

Dica de ouro 2: caso o creme fique muito duro e você estiver com dificuldade para mexer, adicione um pouco a mais de leite que resolverá.

Por fim, desligue o fogo e adicione a caixinha de creme de leite. E adivinha? Misture mais um pouco. Pronto. Agora vamos montar o pavê.

Montando o pavê

É importante uma vasilha de vidro onde será adicionada leite nela. Essa ação servirá para molhar as bolachas que serão usadas na montagem. Pegue o pacote de biscoito, que pode ser o de champagne, de leite, maisena… o que desejar!

Adicione o creme em uma forma de vidro e, atenção para essa palavra importante, PAVIMENTE até preencher todo o espaço. Agora, forre com as bolachas, mas antes, as molhe no leite, ok? Após isso, passe uma nova camada do creme e um outra por cima de bolacha.

Termine com uma última faixa de creme. Pronto.

Cobertura do pavê

Para finalizar nossa receita, é preciso fazer a cobertura. Aqui, usaremos as claras que sobraram das gemas. Bata elas por alguns minutos. Aos poucos, adicione até 4 colheres de açúcar e continue o processo de bater.

Use uma caixa de creme de leite e, novamente, mecha até formar um chantilly. Agora é fácil, só adicione por cima daquela última faixa de creme e pronto! Terminamos um tradicional pavê. Agora resta saber se é para comer ou… bora comer!

Bônus: curiosidades do pavê

O Pavê é do Brasil! Sendo um doce nacional com inspirações vindas da França. Já o seu nome deriva da palavra ‘pavage’, que significa “pavimento” (lembram do PAVIMENTE?), ou seja, uma montagem de pedras (bolachas) e concreto (creme).


Gostou da nossa receita de pavê tradicional? Então vamos colocá-la em prática. Comente, mande fotos do resultado final e tire dúvidas nos comentários. Aproveite também para conhecer a nossa loja. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap