Receita de Pavê de Chocolate

Aqui no Blog da Fabrica9 você já aprendeu a fazer uma das mais tradicionais sobremesas do Brasil, o pavê tradicional. Mas que tal adicionar chocolate e aumentar o nível dos seus conhecimentos culinários? Então bora para mais uma receita!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau;
  • 3 caixas de creme de leite;
  • 1 pacote de biscoito de amido de chocolate (400 gramas); Raspas de chocolate e morango (a gosto) opcional.

Utensílios que você vai precisar

Modo de preparo

Um dos segredos para fazer um bom pavê é sempre estar mexendo os ingredientes. Por isso, o uso de uma batedeira é interessante, mas para os mais detalhistas, o uso de uma colher de silicone ou de bambu é de extrema importância.

O primeiro passo é colocar a panela no fogão, adicionar leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó 50% cacau e ligar o fogo. Bata tudo até dissolver completamente o chocolate, o que deve ocorrer antes de começar a borbulhar. Pronto, agora o seu recheio está finalizado e já podemos começar a montagem.

Fazendo a montagem

Aqui será necessárias duas vasilhas de vidro. Uma para fazer a Montagem do pavê e outra menor, com um pouco de leite, que servirá para molhar as bolachas. Então vamos lá, com o seu recheio pronto e utilizando uma concha de silicone, adicione um pouco do recheio na vasilha maior, espalhando bem o conteúdo até preencher todo o fundo.

É hora de convocar as bolachas de chocolate, que podem ser as normais ou até mesmo as de champagne. Vá colocando uma a uma, logo após mergulhá-las no leite que estará na vasilha menor, até formar um “pavimento” (sim, essa é a origem do nome pavê).

Agora faça novamente o processo de adicionar recheio até cobrir toda essa primeira camada de bolachas. E depois, novamente, acrescentar mais bolachas e mais recheio. Lembrando que deve terminar como última camada o recheio, e não a bolacha.

Tempo de preparo

No total, seguindo as dicas do Blog da Fabrica9, você deverá levar cerca de 40 minutos para preparar esse delicioso pavê de chocolate. Mas ainda não acabou! Após fazer a cobertura, será necessário adicionar o pavê na geladeira por cerca de 6 horas, ou de preferência, de um dia para o outro! Após retirar, chegou o momento de finalizar nossa receita com uma cobertura especial.

Hora da cobertura

Huuuum! Que tal adicionar mais chocolate? Pegue aquelas raspas de chocolate e vá adicionando na última camada do recheio. Espalhe bem até praticamente completar e esconder o chocolate inicial. Para dar um charme, adicione um morango. Pronto, você acaba de fazer o seu primeiro pavê de chocolate!

Bônus: curiosidades do pavê

Demos um gostinho da dica em um dos tópicos dessa receita, mas você sabe a origem do pavê? Acertou quem respondeu BRASIL! O Pavê é um doce nacional com inspirações vindas da França. Já o seu nome deriva da palavra ‘pavage’, que significa “pavimento” (entenderam agora?), ou seja, uma montagem de pedras (bolachas) e concreto (recheio).


Gostou da nossa receita de pavê de chocolate? Então vamos colocá-la em prática. Comente, mande fotos do resultado e tire dúvidas nos comentários. Aproveite também para conhecer a nossa loja.

A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap