Como organizar mantimentos em potes

Despensas e armários organizados podem render preciosos minutos. Mas ordenar tantos potes de variados formatos pode ser uma tarefa difícil. Por isso, abaixo, confira algumas dicas ideais para quem precisa dar aquela revitalizada no armário.

Primeiro: vamos limpar e checar cada pote

vamos limpar e checar cada pote

Já reserve aquele pano úmido e prepare para limpar cada pote da sua despensa. Isso é válido, pois iremos retirar todo o possível pó presente nos objetos. Nesse processo, já faça uma checagem da situação de cada pote. Veja os que estão sem tampa, ou que tenham apenas a tampa, rachados, muito velhos ou que não combine com o design em sua mente. Pronto? Vamos organizar os mantimentos.

Deixe mantimentos mais utilizados a vista

O primeiro passo na organização será definir o que é mais usado na sua cozinha. Estes itens devem estar o mais visível possível, da forma que seja fácil o seu manuseio. 

Uma dica importante para esses casos, é o uso de potes transparentes. Dessa forma, ficam facilmente perceptíveis em meio a tantos outros itens da sua despensa. Outra medida, visa o uso de potes que já possuem uma identificação em sua embalagem, facilitando na hora da lavagem.

Etiquetas a prova d’água

Isso mesmo. Já existem etiquetas de identificação especiais que não irão danificar durante a lavagem de potes ou outros objetos utilizados para o armazenamento e organização de mantimentos. O uso de etiquetas é válido até para os potes transparentes, já que certos conteúdos podem ser facilmente confundidos. E não queremos isso, certo?

Cuidado com a validade dos alimentos

Organize produtos com validade curta e os posicione a frente. Deixando os produtos com validade mais tardia no fundo da sua despensa. Isso evitará o uso errado de certos alimentos e até mesmo o desperdício.

Organizando o armário em potes

Organizando o armário em potes

Existem diversos tipos de potes, que variam principalmente o tamanho e o seu formato. Por exemplo, existem os específicos para biscoito, ou mesmo, com características próprias, como feito de tampa de bambu. O ideal é sempre focar em potes transparentes ou aqueles que já possuem algum tipo de identificação. Aproveite os espaços, mantendo os potes separados por tipo e formato, o que visualmente deixará o design mais agradável. 

Lembre-se, por mais organizado que esteja, o objetivo é que os alimentos estejam bem conservados e longe de problemas que ambientes externos podem causar. Dessa forma…

Aposte em potes herméticos

Você sabe o que é sistema de vedação? Não? Bom, basicamente essa é a principal qualidade deste tipo de pote. Os potes herméticos possuem um revestimento de borracha em suas tampas, o que impossibilita qualquer entrada de ar ou daqueles indesejáveis insetos que podem danificar os alimentos. Fora que são transparentes, estando com todas as qualidades já citadas neste post. 

Mas o real benefício dos potes herméticos, é a capacidade de conservação dos alimentos. Em média, cerca de 3 até 4x mais tempo comparado aos potes normais. Então, um alimento que duraria três dias em um pote comum, pode manter a qualidade por nove ou 12 dias no pote hermético. Claro, variando de alimento para alimento. De qualquer maneira, isso dá uma boa vantagem e economia.

Armazene os alimentos ideias

Sabe aquele pacote de salgadinho que você não comeu inteiro? No lugar de um pregador, você pode adicionar o conteúdo restante em um pote hermético. Pois os alimentos mais recomendados para este tipo de produto são os que murcham com mais facilidade: salgadinho, bolachas, biscoitos e torradas. Na questão de organização, estes alimentos em potes facilitam muito mais o manuseio, do que em diversos sacos ou plásticos jogados em sua despensa.

Como limpar os potes herméticos?

Organização e higiene andam de mãos dadas. Por aqui, verifique o material que é feito o seu pote hermético. Use um pano úmido e sabão neutro para realizar este procedimento. Tome cuidado para não danificar o material, e o mais importante: na hora da secagem, verifique cuidadosamente possíveis espaços que não ocorreram a devida secagem. Evite que o pote fique com pontos molhados, a fim de evitar proliferação de micro-organismos.

Retire o cheiro de uma comida em um pote facilmente

Aquela dica de ouro. Quer trocar o conteúdo de um pote, mas o cheiro do alimento anterior ainda está muito forte? Muito simples! Encha o pote com água, adicione uma colher de bicarbonato de sódio e leve-os ao congelador. Agora é só retirar, descongelar e está feito. O pote estará sem o cheiro, pronto para ser usado em uma nova função.

Hábitos indispensáveis

Geralmente, a despensa é um local muito movimentado da sua casa. Então é bem comum a organização não render como esperado. Visando isso, é importante criar o hábito de sempre devolver o pote, cesta ou o que esteja sendo utilizado no seu armário de alimentos para o seu devido lugar. Então reforçamos aqui, a base da organização nesse caso é deixar um fácil manuseio e um espaço bem elaborado para o que é mais usado. 

Mas não é só isso. Foque em organizar estes itens em prateleiras que a altura seja ideal para você. Realocando os itens mais “raros” de serem usados na cozinha em prateleiras inferiores ou muito superiores.

Seções é o caminho

Sim, separe os seus alimentos por divisórias ou categorias. Potes com farinha, café e grãos podem ficar de um lado. Enquanto biscoitos, macarrão e latas para o outro. Isso renderá tempo precioso na hora de preparar aquela comida deliciosa, diminuindo o estresse.

Organização = economia e tempo

Como isso é possível? Possuindo uma despensa organizada e que funcione bem, você irá economizar, pois evitará casos de desperdício de alimentos. Agora imagine você preparando uma refeição, onde tudo está ao seu alcance de forma simples e objetiva? O tempo fluirá melhor, sem dores de cabeça e aquela caçada por um item que simplesmente está escondido na bagunça não acontecerá.

Bloco de notas

Em um mundo cada vez mais digital, até mesmo as famosas listinhas de compras estão caindo em desuso. Mas você ainda pode aproveitar essa “tecnologia primitiva” de papel e caneta.

Deixe um bloco de notas em sua despensa e passe a anotar tudo o que estiver entrando em falta. Dessa forma, sempre terá uma ordem de itens para serem repostos na sua compra do mês. E o melhor: a despensa terá sempre o necessário para a sua família. Bora anotar todas essas dicas também?

Gostou das nossas ideias? Então vamos colocá-las em prática. Comente qual você irá seguir e aproveite para conhecer a nossa loja. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha.Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessiveis. Não deixe essa oportunidade passar. 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap