Como organizar o guarda-roupas

Como organizar o guarda roupa

Ao lado da cama, o guarda-roupa está entre os principais itens de um quarto. A sua capacidade de armazenar roupas é indispensável, ainda mais para quem possui muita coisa. Mas é normal ficar perdido e não saber ao certo como organizá-lo. Por isso, o blog da Fabirca9 irá dar algumas dicas importantes.

Comece esvaziando o guarda-roupa

Sim, antes de realmente começar a organizar, retire tudo o que você possui em seu guarda-roupa. Dessa forma, poderá ter uma ideia real de todos os itens presentes ali.

Aproveite a oportunidade e já realize uma limpeza. Geralmente, guarda-roupas podem ter mofo, o que não é interessante. Além de muito pó e fiapos de roupas perdidos. O principal aliado nessas horas será um bom aspirador de pó, auxiliado por panos e soluções caseiras à base detergente e água.

Outra dica interessante, é aproveitar para separar aquelas peças que já não são mais utilizadas. Aproveite para destinar algumas para a doação. Por fim, dê uma checada nas que precisam de reparo e as que simplesmente devem ser descartadas ao lixo.

Agora é hora de saber como você quer organizar

Daremos três caminhos interessantes, que dependerá do seu estilo e forma de como quer abordar esta organização relacionada a roupas.

Separar por cores: use e abuse dessa técnica caso queira ter um visual melhor ao seu guarda-roupa. Deixe os tons mais escuros primeiros e na sequência os mais claros. Isso formará um efeito degradê muito legal.

Separar por categorias: Simples, deixe o tipo de roupa junto com o mesmo tipo de roupa. Saia com saia, calça com calça e por aí vai. Dessa forma, ficará mais fácil na hora de saber onde está determinado cada estilo de roupa.

Separar por estação: Provavelmente a mais comum, aqui não há segredo. Blusa de frio de um lado e regata do outro. Dando sempre destaque e facilidade para as peças mais usadas e de acordo com a estação presente.

Use cabides

É quase impossível imaginar uma boa organização de um guarda-roupa sem a presença indispensável dos cabides. A dica aqui fica em como apresentá-los. De preferência, separe-os por cores e vire o gancho para a parte mais interna do móvel. Isso dará um toque especial na ambientação do seu guarda-roupa.

Para os cabides, use sempre roupas que tendem a amassar mais. Isso evitará ter que usar um ferro para passá-las. Foque nos cabides resistentes e que tragam um diferencial. Por exemplo, os cabides da CJ Jack possuem gancho giratório, entrada para golas, suporte para alças finas, além de serem ultra finos e muito resistentes.

Cabide para bolsas

É simples organizar as camisas, certo? Você pode dobrá-las também. Deixar uma em cima da outra, irá funcionar. Mas isso não se aplica as bolsas. Com diversos tipos e tamanhos, bolsas não encaixam harmonicamente, o que pode frustrar os mais detalhistas.

Por isso, existem os cabides para bolsas. No da imagem acima, suporta até NOVE delas. É o item ideal para quem não quer mais largar bolsas pela casa. Fora o ganho de espaço e do design que apresentará em sua organização.

Organizador dobrável

Ok, já estamos no caminho. Até o momento, com auxílio dos cabides, já resolvemos os problemas de camisas, calças e até bolsas. Mas e as peças menores, as íntimas, o que fazer com elas? A resposta é simples: organizador dobrável.

Para não deixar aquelas cuecas e calcinhas espalhadas em uma gaveta, você poderá usar o organizador, que já vem com divisórias para facilitar na disposição.  Fora que ainda é dobrável, facilitando na hora de encaixar de acordo com o espaço disponível, que em geral será as próprias gavetas.

Criando um sistema funcional

Essa dica geralmente vale para todo tipo de organização. Ela consiste em otimizar o seu tempo. Ponto importante nos dias de hoje. Simplesmente, categorize as suas roupas com um grau de uso e importância. Onde vá de 1 até o 3.

Do menos aos mais usado. Dessa forma, distribua o que for de grau 3, para que o acesso a elas seja simples. Em outras palavras, deixe a frente e visível o que é mais usado, que faça parte do seu estilo. Isso evitará tempo perdido para achar aquela específica peça de roupa. Olha o estresse diminuindo com essa medida.

Deixe o que não usa muito lá no alto

Aquelas peças pouco usadas, que não se encaixam para a doação, lixo ou reparo, podem ser dispostas nas partes mais altas do guarda-roupa. Isso irá evitar que elas ocupem espaços importantes, onde devem ficar as peças classificadas mais relevantes/ usadas.

Aposte em prateleiras para os sapatos

Existem guarda-roupas especiais que possuem um tipo de prateleira, onde você poderá organizar da melhor maneira os seus calçados. Para closet, vale o uso de sapateiras que terão a solução ideal para os pares de sapatos. Além de deixar um aspecto melhor, essa dica pode ser incluída na questão do ganho de tempo.

Vantagens únicas da organização

O mais importante e legal de poder organizar o seu guarda-roupa, é focar em uma limpeza do ambiente, o que é recomendado pelo menos uma vez ao mês, além de um controle no que existe em seu inventário.

Como citado no início, veja o que pode ser destinado para a doação, pois além de estar fazendo uma ação importante para quem necessita, ainda abrirá espaço para o seu guarda-roupa. Fora, que você terá um controle de peças que já não combinam mais com seu estilo ou com o ideal de organização que você tem em mente.


Gostou das nossas dicas? Então bora colocá-las em prática. Comente qual você irá seguir e aproveite para conhecer a nossa loja. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos com preços acessíveis. Entregamos para todo o Brasil!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap