Como organizar a sua geladeira

Como organizar a sua geladeira?

Chegou a hora de darmos dicas sobre como organizar uma geladeira.
Esse tema é interessante, pois a oganização da geladeira pode ser
considerada uma questão de economia e de saúde. Então separe suas
compras e venha com o Blog da Fábrica9.

Entendendo a geladeira

Antes de tudo, vamos entender o que existe em uma geladeira
convencional: o dispositivo é formado por um freezer, a parte que mais
gela, uma superior; que fica abaixo do freezer, a primeira prateleira, a
segunda e o gavetão. Além, é claro, da porta, onde se pode guardar
alimentos também.

Já a sua função, é mais do que óbvia: manter refrigerado o que lhe for
colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de
baixo.

Ok, apresentados! Bora ao primeiro passo…

A Limpeza

Sim, como todas as nossas dicas de organização, como a de organizar
guarda-roupa ou armário de cozinha, o primeiro passo sempre será a
limpeza. Pois ela é a base de tudo. Então como feito nos demais assuntos, retire tudo da sua geladeira. Já aproveite para ver os alimentos estragados, próximos do vencimento e já descarte aquilo que for necessário.


Na questão de limpeza, o recomendado é fazer uma boa higiene da geladeira uma vez por mês. E toda semana passar aquele paninho para evitar mau odores e manchas de sujeira derivadas dos alimentos.

No momento, use água morna, detergente e um pano ou esponja macia, faça a limpeza devida e prepare-se para organizar os seus alimentos.

Gaveta superior

Como é a mais próxima do freezer, é um local que chamaremos de “extra frio”. Aqui guarde os frios e laticínios, como queijo e iogurtes, além de temperos como a salsinha e cebolinha. Sobre as carnes, é importante armazenar nesse compartilhamento as peças que serão utilizadas em breve Vamos com a primeira dica de ouro: evite lavar carnes antes de armazená-las na geladeira.

Primeira prateleira

Hora dos leites e derivados, como a manteiga e o requeijão. Maionese, geleia e doces. Quer um líquido mais gelado? Aqui é um bom local para deixá-lo. Restos de alimentos também são uma boa pedida, mas é importante que eles estejam depositados em potes com tampas, de preferência, potes herméticos, que aumentarão a durabilidade deles.

Por fim, organize os ovos nessa prateleira. Sim! Ovos. Temos a visão deles serem sempre armazenados na porta, mas é um problema na realidade. Pois o abre e fecha, envolve o alimento em outras temperaturas, o que poderá estragar o alimento.

Prateleira intermediária

Esse é o local das frutas, principalmente as maduras e já cortadas, as demais devem ficar em temperatura ambiente. Mais uma dica de ouro: use saco a vácuo para as frutas, além de aumentar ainda mais a durabilidade, manterá o sabor da fruta.

Gavetão

Essa será a região do seu hortifruti. Esse gavetão possui a temperatura ideal para guardar legumes, verduras e frutas também, que foram citadas no tópico anterior. É importante dar uma boa atenção maior aqui na hora da higiene, pois a gaveta é um local mais hermético e poderá ter uma incidência da proliferação de microrganismos, então tome cuidado!

Freezer

Sorvetes, sorvetes e mais sorvetes! Mas é claro que também outros alimentos congelados: hambúrguer, batatinhas e aquele cubinhos de gelo em formas de silicone, que aliás, os produtos de silicone aguentam muito bem as baixas temperaturas.

Porta da geladeira

Como explicado em outro tópico, nada de ovos! Aqui ficará os melhores, ketchup, mostarda, pimenta, refrigerantes e o vinagre. Latas também são uma boa pedida deixar por aqui, mas não recomendamos guardar latas aqui, e sim, depositar o conteúdo em potes, com tampa, para evitar que o metal contamine a comida.

Dicas, no plural, de bônus

Lave e higiene tudo o que você for depositar em sua geladeira, principalmente em tempos de pandemia. Não lave carnes antes de armazená-las na geladeira. Verduras e frutas só devem ser lavadas antes do consumo. Por fim, evite colocar em sua geladeira: tomates, café, pão, mel, cebola, alho, batatas e maças.

conclusão

Deixar a geladeira organizada potencializará a função dela, pois tudo em seu devido lugar fará o ar correr da melhor forma. Além disso, tendo o controle do que nela está guardado, evitará o consumo indevido de alimentos estragados. Então, dedique um tempo, memorize essas dicas e comece a sua organização!


Gostou das nossas “congelantes” dicas de como organizar a sua geladeira? Então, bora colocá-las em prática. Mande dúvidas, fotos da sua geladeira organizada e venha conhecer nossa loja virtual. A Fábrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Aproveite nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap