Como fazer churrasco em casa sem fumaça

Música alta, calor, cerveja, amigos, família, risada, e claro, muita comida. Esse é o ambiente padrão de um bom churrasco. E o blog da Fabrica9 está novamente aqui, dessa vez, com uma dica especial para quem deseja fazer um churrasco em casa e sem fumaça. Mas antes, vamos falar (e muito) sobre churrasco.

O que não pode faltar em um bom churrasco?

Pessoas! Sim, a ideia do churrasco, antes mesmo de ligá-la a comida e beber, é confraternizar. Nada melhor do que ter pessoas para isso, certo? Amigos, familiares ou colegas de trabalho e faculdade. Não importa! No final, não se faz um churrasco sozinho.

Até dá, mas não será a mesma coisa. Por isso, a nossa dica de ouro já começa aqui: quando for possível, chama o pessoal, junta umas mesas, prepare aquela carne e aproveite a companhia, dê risada, curta o momento e pronto, o churrasco já será maravilhoso!

Como montar um kit de churrasco?

Aqui começaremos com a churrasqueira. Para evitar a fumaça, use churrasqueira a gás, elétricas ou mesmo uma chapa, mas isso explicaremos com mais detalhes em próximos tópicos. Mas existem outros fundamentais itens, confira:

Espetos

Para manipular as carnes, é essencial a utilização de espetos, que permitem uma variedade de tipos e tamanhos de carnes. Os melhores variam de inox e alumínio, no formato de espada, ponta dupla ou tridente.

Grelha Dupla

Nem tudo será assado por espetos. Pão de alho e asinha de frango, por exemplo, deverão ser posicionadas em uma grelha dupla, que facilitará e muito o trabalho de um bom churrasqueiro. Já o melhor material é o que for mais resistente e duradouro. Os mais comuns são os de aço inox e ferro fundido.

Tábua de carne

É necessário um local, principalmente higiênico, para cortar as carnes. A melhor opção é utilizar uma tábua de carne, de preferência, que seja de material atóxico, a fim de evitar o possível acúmulo de bactérias e fungos. A Fabrica9 dispõe de tábuas de bambu, ideias para esse caso.

Faca e cepo de facas

Bom, para cortar as carnes na tábua é obviamente necessário o uso de uma faca, correto? E geralmente, apenas uma faca será o suficiente para cortar as carnes. Mas é interessante a disponibilidade de outros tipos de lâmina. É nesse caso que a dica se relaciona ao cepo de faca, pois com ele, você terá facas para cortar pão, peixe e outros alimentos que envolva o seu churrasco em casa.

Pinça ou garfo

Estes utensílios de cozinha são especiais para a manipulação das carnes que estiverem muito próximas da brasa. Com ele, o churrasqueiro poderá evitar de se queimar.

O que servir de aperitivo antes do churrasco?

Até a carne ficar pronta, é interessante servir alguns aperitivos para os seus convidados. Então separamos três aperitivos para você servir em seu churrasco feito em casa.

Pão de Alho

Esse é um símbolo indispensável para qualquer churrasco. Ainda mais, que pode ser produzido com queijo, tomate, manteiga e até linguiça. Mas quem não está no pique de cozinhar, o pão de alho é fácil de achar pronto, onde bastará apenas levar a grelha. Deixe tostando por alguns minutinhos e estará pronto.

Queijo Coalho

Perfeito para abrir o apetite enquanto a carne não fica pronta, o queijo coalho também por ser encontrado pronto já nos espetos. Basta deixar na grelha e esperar esquentar um pouco. Pronto, já pode ser servido!

Vinagrete

Sim, talvez esse rivalize com o pão de alho na categoria: aperitivos essências para um bom churrasco! E não é para menos, o vinagrete, além de ser muito bom, é bem simples de fazer.

Corte tomates e cebolas em pequenos tamanhos, adicione vinagre, sal e azeite, além de pimentão e azeitona, se for do seu gosto. E é isso! Sirva separado ou mesmo acompanhado dos primeiros pedaços de carne que forem saindo.

Quais as melhores carnes para churrasco?

Chegou o momento dos personagens principais do seu churrasco: a carne. Selecionamos as seis melhores e que não podem faltar em seu churrasco. Vamos lá:

Picanha

Tipicamente brasileira, a picanha possui formato triangular, sendo localizada na parte traseira do boi. Uma boa picanha costuma ter em média 1 quilo, além de uma camada grossa de gordura e bastante sangue, sem a presença de músculo ou nervos. Para churrasco, podemos citar três interessantes receitas: picanha fatiada com batata rústica, ao alho com legumes grelhados e na manteiga com farofa.

Costela

Por possuir fibras grossas e compridas, a costela possui um tempo de cozimento mais longo, aceitando desde temperos mais elaborados até o sal grosso puro e simples.

Fraldinha

Sendo um corte que vem do fraldão, um corte localizado próximo à costela do boi, a fraldinha é uma excelente escolha para o preparo de carne moída, carne louca, cozidos e caldos. Por ser uma opção barata e com sabor incrível, é uma ótima pedida para o seu churrasco.

Maminha

A maminha é considerada uma carne magra. Se a sua alimentação prioriza a ingestão baixa de gorduras, ela pode ser uma ótima opção. No entanto, para ela ficar macia, saborosa e suculenta no churrasco, recomendamos não retirar a capinha de gordura antes de assá-la.

Essa é para quem deseja uma carne com pouca gordura. Localizada na parte nobre da alcatra, que fica na traseira do boi, entre o lombo e a coxa, a maminha possui uma capa de gordura menor comparado à picanha e a à fraldinha.

Contra Filé

Conhecido também como lombo desossado ou filé curto, o contra filé é destinado para quem gosta da carne sangrando, já ela fica macia e com o sabor acentuado. Localizada na traseira do boi, também conhecida como lombo, possui o pedaço mais longo dos cortes que podemos tirar do animal.

Cupim

Encontrada na parte de trás do boi, logo atrás do pescoço, o cupim é uma carne com sabor muito característico, sendo consistente e fibrosa. Para churrascos, esta carne precisa de algum tempo para ser assada até o ponto ideal para o consumo.

Como fazer o churrasco sem fumaça?

Ok, explicamos tudo o que você precisa saber sobre um churrasco. Mas faltou o detalhe que provavelmente fez você cair neste post: como fazer um churrasco sem fumaça? Temos duas dicas para você e uma bônus.

Churrasqueira a gás, elétrica ou chapa

Como citamos no início, o uso destas churrasqueiras evitará a fumaça que se propaga durante o churrasco. Como ambas não usam carvão como combustível, não farão fumaça. A versão em gás tem um melhor controle de temperatura e é muito simples de ser limpa. Já a elétrica é mais compacta e ideal para apartamentos.

Por fim, temos a chapa, que produz minimamente fumaça, podendo ser a gás ou elétrica. A sua maior vantagem é produzir um churrasco com menos bagunça e ter uma maior eliminação de gordura das carnes.

Churrasqueira Black

Com revestimento antiaderente e material resistente a altas temperaturas, a Churrasqueira Black é ideal para fazer churrasco em ambientes fechados, sem fazer fumaça. Deixa a carne com sabor igual ao da churrasqueira a carvão, sem fazer fumaça ou deixar cheiro na casa. Além disso, não retém gordura, é compacta e desmontável. Ideal para quem mora em apartamento. Faça carne, frango, pão de alho, queijo coalho, peixe e legumes!

Bônus: diminuindo a fumaça

Ok, você não larga da sua churrasqueira com carvão. Entendemos perfeitamente você. Por isso, daremos dicas de como diminuir a fumaça de uma churrasqueira de carvão.

  • Jamais jogue água para controlar ou apagar o fogo. O ideal é sempre utilizar cinzas do último churrasco;
  • Use carnes sempre a temperatura ambiente, a fim de evitar que elas cozinhem, produzindo vapor que se misturará a fumaça;

Use carvão feito de bambu, que além de produzir bem menos fumaça, fará você contribuir ao meio ambiente, junto de outros produtos feito com o mesmo material.


Gostou das nossas ideias? Então vamos colocá-las em prática e chamar os amigos para fazer aquele churrasco. Comente qual carne você utilizará e o que está faltando no seu kit de churrasco. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap