10 dicas de como organizar armário de cozinha

Um ponto vital de organização em uma cozinha é o armário. Nele está concentrado a grande maioria dos itens necessários para o funcionamento deste ambiente.

Por isso, a Fabrica9 chega com 10 dicas incríveis de como organizar o armário de cozinha.

Checklist do que você tem!

Bom, como toda boa organização, primeiro precisamos listar tudo o que você possui em seu armário. Retire todos os itens que estejam guardados, incluindo os talheres das gavetas. Agora, separe o que deseja e descarte o que não precisa mais.

Uma valiosa dica: doe! Aquele utensilio que ainda está em condições de uso, mas que você não deseja mais, pode ser de grande utilidade para outra pessoa. Os quebrados ou muito velhos, podem ser descartados, de preferência, se existir essa possibilidade, destinados a reciclagem.

Aproveite o armário vazio

Pegue um pano com vinagre e já comece a fazer uma limpeza pesada em seu armário. Essa ação é importante para evitar o possível desenvolvimento de mofo.

Já para retirar manchas, basta misturar duas colheres de detergente em 2 litros de água, umedecer outro pano ou esponja macia e tirar as manchas mais resistentes. Para casos de pó, só um paninho já irá resolver. Por fim, deixe as portas abertas do armário para uma melhor secagem.

Deixe o mais importante à mãos

Com o armário secando, hora de organizar. Do que for definido que continuará em sua cozinha, separe-os por importância, entre os que você mais usa e os de uso mais ocasional.

Você precisa entender que tudo aquilo que é corriqueiramente usado, deve ser destinado em locais de fácil acesso e manipulação. Com isso, você ganhará mais tempo com todos os processos, incluindo receitas de pudim e outros doces, que passarão a ter um processo de preparo mais fluido e simples de fazer, sem estresses.

Começando pelas gavetas

As gavetas devem concentrar itens como talheres, jogos americanos, panos e utensílios de uso mais ocasionais, como abridores de garrafa. A primeira gaveta deve conter os objetos mais utilizados, no caso, os talheres.

No lugar de ter apenas uma gaveta, a dica de ouro ficará por conta dos organizadores de gavetas, que servem para separar de uma forma mais inteligente garfos, colheres e facas, além de talheres de sobremesa.

Aproveite para aprender a fazer um organizador de gavetas com apenas papelão e cola. Por fim, nas gavetas mais baixas use panos de pratos de forma dobrada, a fim de ganhar mais espaço.

Recomendação de produto: quer uma alternativa no lugar de gavetas? Use a barra magnética para cozinha. Com ela você poderá dispor de talheres e outros utensílios que podem ser aderidos através de seu material, já que é um produto feito a partir de polipropileno e imã. Dê mais design e organização para o seu ambiente.

Onde colocar as panelas?

Definitivamente, ao lado de travessas, as panelas são as que mais ocupam espaços. Normalmente, as gavetas são os locais escolhidos para armazenar estes itens.

Mas que tal o uso de ganchos? Sim, distribua esses instrumentos em locais fora do armário, deixe penduradas as suas panelas e frigideiras. Esse ponto também adicionará um toque bem especial na sua decoração.

Já as gigantes panelas podem ser alocadas em gavetas com a mesma proporção. De preferência, escolha lugares onde o espaço seja bem aproveitado para esses casos.

E as tampas das panelas?

Não é uma boa ideia manter panelas e tampas juntas, muita coisa para pouco espaço. Então, aqui existem duas opções: adquirir um escorredor de louça e posicioná-las (tampas) lado a lado ou improvisar um suporte nas portas dos armários.

Essa segunda opção é a que economizará mais espaço, além de dar uma facilidade nos manuseios das tampas de panela. Use corredores com ganchos para dar aquele ar diferenciado de sofisticação, além de compactados, são bonitos e discretos.

Aposte em potes herméticos transparentes

Aqui na Fabrica9 você já aprendeu: Como organizar mantimentos em potes. Então você já sabe a importância deste produto na conservação de alimentos e na própria organização de qualquer armário ou dispensa. Isso é ainda é melhor quando são potes herméticos transparentes.

Dessa forma, fica muito mais fácil identificar o que está guardado neles. Uma recomendação interessante é o uso de adesivos informativos contendo a validade de cada produto, já que muitas vezes jogamos as embalagens originais e guardamos os conteúdos em potes, mas e a validade? É de extrema importância possuir este controle, tanto para evitar problemas de saúde, quanto ao desperdício de alimentos.

No mercado, existem etiquetas que são a prova d’água, facilitando na hora da lavagem. Para casos de potes de plásticos, que são mais simples caso você queira decorá-los, o ideal é tentar guardá-los junto das tampas.

Normalmente fazemos essa separação, que resulta naquela velha dificuldade de achar a tampa certa do pote certo. Besteira! Faça tudo isso em um organizador específico, mantendo os potes semelhantes sempre juntos. Essa dica também vale para potes de outros materiais, como os de vidro e acrílico.

Utilize cestos

Primeiro, meça o local que deseja alocar os cestos. Dependendo da quantidade que possa ser disposta, organize cada cestos com tipos específicos de alimentos ou de recipientes como latas (leite condensado, molho e legumes), pacotes de macarrão e bolachas. Essa dica valerá para facilitar bastante o manuseio destes produtos e a disposição deles.

Pratos, pratos e mais pratos!

Lembra da primeira dica? Verificar tudo o que temos para ter uma ideia melhor de organização? Então, pratos possuem vários formatos (fundo raso e mais plano) e tamanhos (sobremesa, de refeição e travessas). Bom, faça pilhas de acordo com o tipo do prato, essa atitude economizará tempo e manterá uma forma agradável, tanto no design quanto na praticidade dos seus pratos.

Abuse e use de aramados, que irão facilitar a distribuição de cada item. Busque por aqueles que possuem ganchos, o que já resolverá o problema de xicaras, já que os pires poderão ficar empilhados também.

Fileira de copos

Para os copos, o ideal é separá-los por tipo e depois organizá-los em fileiras. Evitei colocar um dentro do outro, isso pode gerar dificuldades na hora de manuseá-los. O macete é forrar o local com papel, de preferência, um que combine com o seu armário de cozinha.

Para empilhar os copos, use uma base de apoio, que terá como base os copos abaixo. Capas de caderno que iriam para o lixo ou bandejas de plásticos são boas soluções neste caso. Em casos de xícaras, deixem as asas em diagonal, isso dará um ganho de espaço e um manuseio mais simplificado.

Dica bônus!

Vamos dar um pouco de vida a tudo isso? Que tal uma plantinha para dar aquele toque diferencial que está faltando em meio a todos essas dicas. Simples, escolha um local e reserve um cachepot, caso você não se interesse por plantas, ele ainda poderá ser usado para guardar outros utensílios, mantendo o charme que só ele tem!


Gostou das nossas ideias? Então vamos colocá-las em prática! Comente qual você irá seguir e aproveite para conhecer a nossa loja. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap