Aprenda como organizar os talheres na cozinha

Nada mais satisfatório que uma boa organização, certo? Mas organizar talheres de variados tipos, tamanhos e materiais é muito complicado. Por isso, o blog da Fabrica9 chega com aquelas dicas imperdíveis de planejamento para manter a sua cozinha do seu jeito!

Organizador de talheres

É praticamente impossível organizar talheres em uma gaveta sem o uso dos indispensáveis organizadores de talheres. No mercado existem diversos tipos e tamanhos.

O importante é ter as divisórias necessárias para que os seus utensílios fiquem da forma correta, um para facas, outro para colheres e o terceiro para garfos. Os demais repartimentos recebem os talheres maiores.

Dica 1: Como a gaveta é o local mais comum de se guardar os talheres, e estes itens são bem requisitados em qualquer cozinha, fica a recomendação de sempre mantê-los na primeira gaveta. Essa ação facilitará a vida de qualquer um, evitando abaixar tantas vezes ou subir em locais altos.

Dica 2: Caso tenha crianças ou até mesmo para a sua segurança, use gavetas com chave. Dessa forma, você restringe o acesso a facas e outros objetos pontiagudos que podem machucar.

Outro organizador de talheres

Tem muito talher? Então reserve uma segunda gaveta com mais um organizador de talheres. Nesse, deixe itens menos usados, mas que adoram ficar escondidos quando você mais precisa: abridores de garrafa, colheres de sobremesa, pegadores e outros utensílios.

Caso queira, organize uma terceira gaveta, mas essa, para aqueles itens mais luxuosos, que necessitam de ocasiões mais especiais e específicas.

Quer mais? Aprenda a fazer um organizador de gavetas com papelão, cola e papel adesivo. Super fácil e simples.

Utensílios gigantes

Pode ocorrer de haver aqueles itens que passam um pouco do limite de tamanho. Isso poderá atrapalhar a sua organização, além de poderem na caber nos locais que você já reservou.

Para resolver isso, basta utilizar barras com ganchos. Fixadas na parede ou mesmo coladas, estes utensílios podem receber aquelas conchas de feijão e espátulas de arroz. Agora você poderá manter os menores na gaveta, da forma ideal.

Barras magnéticas

Ainda falando sobre barras, dessa vez, as magnéticas. Sim, o poder do ímã pode ajudar a organizar talheres. Principalmente facas! Estes objetos podem dar um charme especial a sua cozinha.

Que tal ter suas lindas facas bem apresentadas e com um fácil acesso para ajudar a produzir belos pratos? Mas vale a dica: mantenha essas barras em uma altura longe das crianças.

Outro organizador, mas só de facas

Bom, se você já é mais discreto e visa apenas guardar de forma mais segura as suas facas, será mais interessante utilizar um organizador de facas comum.

O principal objetivo deste produto é manter suas facas em uma base antiaderente que impede que elas escorreguem pelos espaços na gaveta. O seu tamanho é ideal e na medida certa para encaixar em sua organização.

Use potes transparentes

Potes não servem apenas para guardar mantimentos. Outra função pouco explorada é a de guardar talheres. Com o tamanho certo e o espaço correto, o seu pote poderá armazenar todos os seus talheres de uma forma simples e barata. O fato de ser transparente ainda ajuda na rápida identificação.

Mas tome cuidado: ao armazenar qualquer talher dentro de um pote, ainda mais de plástico, verifique se a secagem dele foi realizada da forma correta. Talheres molhados e depositados em potes vedados podem alavancar a proliferação de micro-organismos indesejáveis.

Dica: Mesmo transparentes, guarde sempre as facas apontadas para baixo, a fim de evitar possíveis perfurações.

Recicle latinhas

Latas também se encaixam perfeitamente para quem deseja organizar melhor os seus talheres. Basta uma lata e pronto, você já terá um porta-talheres. Use papel adesivo, com as medidas certas, para revestir a lata e dar um design próprio ao seu gosto. Essa dica ainda ajuda o meio ambiente.

Plante talheres

Que tal pegar um vaso de cerâmica e plantar uma colher de sobremesa? Em alguns dias você terá um pé de colher. Ok, piadas ruins a parte, um vaso de cerâmica é um ótimo item que se adapta na organização de talheres. Além, é claro, de dar um toque mais do que especial na sua cozinha.

Vale a experiência. Use um giz para marcar qual vaso receberá determinado item.

Organizar na hora da louça

Para fechar nossas dicas, fica a última e relacionada a louça. Neste momento, não existem gavetas que irão te ajudar na secagem. Nem barras magnéticas, vasos, latas ou o que for. O ideal mesmo é o escorredor de talheres, um dos principais utensílios da cozinha, já citado aqui em nosso blog, vale conferir.

Bom, o escorredor basicamente tem a mesma função do organizador, ele organiza, mas fará isso após as lavagens dos talheres. Isso é importante, pois evita aquela bagunça comum que se forma enquanto o processo de lavagem ocorre. Mas vamos a algumas dicas bem valiosas nessa situação.

Dica 1: A principal, que já citamos anteriormente, que vale sempre dizer: facas devem ficar com as pontas apontadas para baixo. Essa é a regra número 1 e também a que irá definir da melhor formar “como utilizar escorredores da forma correta”.

Dica 2: Não é só talheres que devem ser lavados. Tire algum tempo e dê atenção para limpar o seu escorredor, além de retirar acúmulos de água que ficam nele. O não cuidado correto, além do também já citado proliferação de microorganismos, pode gerar um forte odor. Ninguém quer isso, né?

Dica 3: Venha conhecer o site da Fabrica9 e adquirir algumas das informações citadas neste post especial. Estamos aguardando!


Gostou das nossas dicas? Comente qual você pretende seguir e aproveite para conhecer a nossa loja. A Fabrica9 é especializada em produtos inovadores para Casa & Cozinha. Venha conferir nossas variedades de produtos e com preços acessíveis. Não deixe essa oportunidade passar. 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap